Os custos operacionais de um hospital para manter o seu funcionamento adequado podem ser bastante elevados, certo? Quanto melhor for a gestão desses gastos, melhores podem ser os resultados financeiros alcançados ao longo de um período.
Entretanto, o primeiro passo para reduzir qualquer despesa é conhecer quais são as maiores delas. Caso contrário, o empreendedor pode começar a reduzir e cortar custos que afetam na qualidade do serviço prestado. Já imaginou como seria se faltassem os materiais necessários para o atendimento adequado a um paciente?
Além disso, vários custos operacionais de um hospital podem passar despercebidos em meio a uma rotina de pagamentos bastante dinâmica e complexa. Sem um registro desses valores, é difícil monitorar os resultados de ações que visam sua diminuição.
Veremos, neste artigo, quais são os 8 maiores custos operacionais de um hospital. Confira.
1. Aluguel e condomínio de um hospital
Os custos com aluguel e condomínio fazem parte da rotina de boa parte dos hospitais. Dependendo do tamanho e da localização do local, esse pode ser um gasto bastante expressivo nas contas mensais.
2. Impostos, contribuições e taxas
Outros custos operacionais de um hospital são aqueles relacionados aos tributos. Assim como todas as empresas, um hospital está obrigado a recolher diversos impostos, contribuições e taxas mensalmente.
3. Água, luz, telefone e internet
As contas básicas de qualquer atividade empresarial também estão presentes entre os custos operacionais de um hospital. Mesmo que esses gastos não sejam tão expressivos em comparação aos demais, eles devem ser levados em conta pelos controles financeiros e na busca pela redução das despesas.
4. Assessoria contábil de um hospital
Os serviços de contabilidade são uma exigência para o cumprimento de todas as obrigações legais de um hospital. Ou seja, esse também é um custo operacional que deve ser pago mensalmente pela organização.
5. Propaganda e publicidade para hospitais
Todos os investimentos com propaganda e publicidade precisam ser bem planejados para que você obtenha os melhores resultados. Além disso, é preciso ter consciência de que esses custos serão somados a todos os outros operacionais de um hospital – contribuindo para compor as despesas mensais.
6. Matéria-prima e insumos hospitalares
As atividades de um hospital só podem ser executadas quando a matéria-prima e insumos estão à disposição dos profissionais. Cada atendimento, exame ou cirurgia necessita dos equipamentos adequados – desde um aparelho para a realização de uma tomografia até as gazes para fazer um curativo.
É preciso de um grande cuidado para a composição dos estoques desses materiais. Ao mesmo tempo em que eles são fundamentais para as atividades do hospital, também representam um grande custo, e uma compra maior do que o necessário pode comprometer todo o orçamento mensal.
7. Manutenção
A manutenção do hospital é importante para que a qualidade dos serviços seja mantida. Isso vale tanto para a manutenção de equipamentos utilizados no atendimento quanto para a da estrutura física do local.
8. Salários, comissões e encargos também representam grande parte dos custos operacionais de um hospital
Um hospital funciona a partir dos serviços prestados por todos os profissionais, certo? Sejam eles médicos, enfermeiros, recepcionistas ou responsáveis pela limpeza, os seus serviços são essenciais para atender os pacientes com qualidade.
Apesar da necessidade desses serviços, dentro de uma extensa folha salarial é possível reduzir alguns custos sem que você tenha uma perda na qualidade dos serviços. Um exemplo disso é a terceirização do pessoal responsável pela limpeza.
Ao terceirizar esses serviços, você pode reduzir os custos e aumentar a qualidade desse serviço com a utilização de uma mão de obra especializada. É uma ótima forma de reduzir os custos operacionais de um hospital sem deixar que o desempenho caia.
Você conhecia os 8 maiores custos operacionais de um hospital? Já considerou terceirizar os serviços de limpeza? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima.